Nosso corpo basicamente precisa de seis nutrientes principais: carboidratos, proteínas e gorduras (nutrientes que fornecem energia para nosso corpo), sais minerais, vitaminas e água. Água é vital, óbvio. No entanto, na maioria dos casos, a água pode não cumprir sozinha nossa necessidade de líquidos. Aí entram as frutas e os sucos de frutas. Escolhemos então 10 das melhores frutas para você consumir. CONTINUE A VER
Maçã
- Poucas calorias
- Pouca gordura
- Fonte de fibras
- Excelente fonte de vitaminas e minerais
- Alto teor de líquido
- Excelente desintoxicante
Damasco
Uma fruta que merece fazer parte da sua dieta. O damasco tem origem na China, e se tornou popular pelo delicioso sabor, ótimo perfumaria e incrível valor nutricional. Rico em vitaminas A, C, fósforo, ferro, potássio, cálcio e outros nutrientes. Vale lembrar que eles devem ser consumidos quando frescos. Os Damascos secos não têm as mesmas propriedades que os frescos.Outro incentivo para você consumir a fruta é que a vitamina A torna a pele brilhante e saudável. Fortalece também o sistema imunológico.
Banana
Rica em açúcares naturais: sacarose, glicose e frutose, a banana fornece energia rápida para o corpo. Duas bananas por dia fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos. Ajuda o organismo a combater diversos tipos de doenças. Especialistas dizem que a banana também auxilia no combate à depressão.Frutas Vermelhas
Morango, amora, framboesa entre outras, são frutas que fornecem muitas vitaminas como flavonóides e fibras, ao mesmo tempo, fornecem energia e antioxidantes. Também auxiliam a memória e retardam o processo de envelhecimento. Possuem também uma grande quantidade de vitamina C e ajudam o organismo a desenvolver proteção contra úlceras.Melão Cantaloupe
Melões Cantaloupes podem ser consumidos com casca, já que ela é muito fina (diferente da maioria da “família” de melões, como melancia, canárias e o próprio melão) e muito rica em nutrientes.Benefícios do Cantaloupe:
- Fonte de fibras
- Faz bem para portadores de doenças cardíacas
- Fonte de SOP (superóxido dismutase), importante defesa antioxidante na maioria das células.
- Combate o diabetes
- Reduz o estresse oxidativo e o dano celular de rim.
- Combate problemas no pulmão (ótima opção para ser consumido por fumantes)
- Indicado também para mulheres com ciclo menstrual irregular.
Cereja
Têm grande poder antioxidante, que retarda os efeitos nocivos do envelhecimento e auxilia no combate de doenças graves. Seu consumo ajuda na proteção contra o câncer e doenças cardíacas.Existem dois tipos de cerejas: as doce e as azedas (ou amargas).
As cerejas são ótimas para quem está preocupado com a balança pois têm baixas calorias.
São ricas em sódio, sais minerais e diversos tipos de vitaminas.
LIMÃO
O limão é uma fruta muito importante, pois estimula o sistema
imunológico fornecendo vitaminas e minerais essenciais. É rico em
vitaminas A, B e C, ferro e fósforo. É remédio para reumatismo,
infecções como resfriados, febre e astenia.Portanto, inclua cítricos na sua dieta. Dessa forma você não só vai perder peso, mas também desintoxicar o corpo.
Kiwi
O Kiwi merece destaque entre todas as frutas. É rico em nutrientes, vitaminas, minerais, enzimas e fibras.Para aproveitar todos os seus nutrientes, consuma preferencialmente com a pele.
A combinação de benefícios presentes na fruta, como vitamina C, potássio, vitamina E e antioxidantes, são vitais para lutar contra as células cancerosas.
Além de rico em fibras é pobre em gordura, que controla os níveis de colesterol e doenças do coração.
Geralmente têm efeito protetor contra qualquer tipo de sintomas respiratórios, incluindo asma e chiado no peito.
São ótimos para aliviar os sintomas da azia.
Mamão Papaia
Também conhecido como o “fruto dos anjos” papaias são doces e saborosos. É rico em nutrientes antioxidantes como vitamina C, vitamina B, ácido fólico, flavonóides, sais minerais, potássio, fibras e magnésio.O mamão protege o organismo contra o câncer de cólon e também o sistema cardiovascular. É muito bom também para o sistema digestivo.
É muito bom também para controlar o colesterol. Além disso ele se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos e protege o organismo de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais graves.
Uvas vermelhas
A uva é extremamente saudável para o corpo. Pode ser encontrada numa grande variedade de cores, no entanto, quanto mais escura a casca, mais saudável será para o corpo. Se você se preocupa com o ganho de peso pode ficar tranquilo. Além de baixas calorias a uva sacia com facilidade, não é preciso se empanturrar para ficar satisfeito.Outro trunfo é o resveratrol, encontrado nas uvas vermelhas. Pesquisas comprovaram que ele consegue combater o diabetes tipo 2. O experimento foi realizado em ratos e mostrou que as uvas vermelhas são altamente recomendados para pacientes com problemas de diabetes.
Conclusão
A alimentação saudável depende de você. É uma necessidade nos dias de hoje. Ao escolher o que coloca em seu prato, você pode evitar diversos problemas de saúde e optar por um estilo de vida mais ativo.Nosso foco neste artigo foi falar de frutas. Experimente. Varie. As vezes você não consome determinada fruta por hábito, mas sabendo o tanto de benefícios que ela proporciona, não vale a pena experimentar?
Consumindo diferentes tipos de frutas podemos nos proteger de AVC, doenças intestinais, diversos tipos de câncer, problemas nos olhos e manter nossa pressão arterial sob controle.
Se o objetivo é perder peso, consuma frutas diariamente! Além de fornecerem energia para o corpo, principalmente por causa do alto teor de fibras, têm baixo teor de sódio, que minimiza a retenção de líquido no corpo.
A recomendação padrão é que um terço de nossa dieta seja em forma de frutas e legumes.
Aproveite! Viva melhor!
Este é para eu ler com bastante atenção, porque adoro fruta.
ResponderEliminar