CLICA OU FICA CURIOSO!
Image and video hosting by TinyPic
2leep.com
CLICA E VISITA O MEU BLOG DE MÚSICA ♬

domingo, 25 de setembro de 2011

OS CÃES DO 11 DE SETEMBRO

image

Lembrado em todo o mundo os dez anos do atentado de 11 de setembro onde cerca de 3000 pessoas morreram. O que pouca gente lembra é que nessa tragédia, além dos heróis humanos, cerca de 100 cães de busca de sobreviventes atuaram de forma heróica salvando as vidas de muitas pessoas. Mas tal fato não passou despercebido à fotografa holandesa Charlotte Dumas, que conseguiu localizar os 12 cães que ainda vivem e fotografá-los montando uma mostra chamada “Retrieved”.

image

Charlotte é conhecida por seus retratos de animais principalmente cães. Assim, a fotografa pensou numa mostra fotográfica não só para relembrar a tragédia do 11 de setembro como também prestar uma homenagem a estes heróis caninos que prestaram serviços inigualáveis na busca e salvamento de pessoas em locais onde os humanos não conseguiriam ter acesso nem perceber a presença de uma pessoa soterrada.

image

Foi sem dúvidas uma boa ideia, pois certamente as pessoas estão lembrando heróis humanos e tudo que aconteceu e dificilmente se lembrariam dos cães se não fosse esse trabalho de Charlotte.

image

Na verdade, seu trabalho foi ainda mais difícil do que captar as histórias humanas para relembrar o fato. Foi uma busca que se estendeu por nove estados, do Texas a Maryland para conseguir localizar e fotografar os cães que ainda vivem, agora já na velhice e aposentados junto aos seus treinadores. Mas tal trabalho valeu à pena e saiu num livro chamado “Retrieved”, (Recuperados, tradução livre) publicado por ocasião do décimo aniversário dos ataques terroristas.

image

“Eu senti que isso foi um ponto de viragem, especialmente para os cães, que embora não sejam esquecidos, não são tão proeminentes como as histórias humanas envolvidas”. Explicou Charlotte na ocasião.

image

O trabalho de Charlotte, composta de fotos na maioria de Labradores e Golden Retrievers, está sendo exibido desde oito de setembro na Julie Saul Gallery, onde as pessoas podem relembrar esses heróis anônimos, que se não fosse  Charlotte provavelmente passariam desapercebidos.

image

Mais uma vez, comprova-se que os animais só fazem o bem. Enquanto a história humana está cheia de massacres, carnificinas, atentados e de todas as maldades próprias dos seres humanos, em meio a todo esse caos, sempre lá estão os animais, pacíficos, e muitas vezes salvando vidas.

image

image

1 comentário:

  1. É sempre a mesma coisa: dos mais fracos não reza a história!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário, Obrigada!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Confere mais algumas postagens
Image and video hosting by TinyPic
2leep.com