O som do Sol
Vídeo produzido pela NASA, em 11 de fevereiro de 2010, com dados coletados pelo Observatório de Dinâmica Solar (SDO). As imagens foram feitas com oito comprimentos de ondas diferentes. O som do Sol foi adicionado a partir da sonda espacial SOHO da NASA.
O som de Júpiter
Apesar de no espaço não existir nada material pro som se propagar, existem ondas de partículas eletromagnéticas carregadas, que vem do "Vento Solar",Ionosfera e da Magnetosfera planetária. A NASA conseguiu gravar sons de vários planetas e suas luas com um equipamento especializado, e depois transformaram essas ondas em som audível ao ouvido humano. Essas interações de partículas formam esse som estranho e também muito curioso.
As interações das partículas eletromagnéticas provenientes da magnetosfera de Júpiter são carregadas pelo vento solar e criam o som das interações. Um som muito interessante e assustador.
Júpiter é composto principalmente de hidrogênio e hélio. Todo o planeta é feito de gás, sem superfície sólida sob atmosfera. As pressões e temperaturas no fundo Júpiter são tão elevados que gases formam uma transição gradual para líquidos que são gradualmente compactados em um metálico "plasma", no qual as moléculas foram despojados de seus elétrons externos. Os ventos de Júpiter são mil metros por segundo em relação ao interior rotativo. Campo magnético de Júpiter é quatro mil vezes mais forte que o da Terra, e é inclinado por 11° graus de rotação do eixo. É essas vibrações de partículas magnéticas que geram parte do som que você ouve nesta gravação que foi feita pela Sonda Espacial Voyager.
Só é pena os et´s não se ouvirem a falar. Mas se te esforçares um pouco ainda encontras o video de um a falar.
ResponderEliminar