CLICA OU FICA CURIOSO!
Image and video hosting by TinyPic
2leep.com
CLICA E VISITA O MEU BLOG DE MÚSICA ♬

terça-feira, 5 de julho de 2011

IRENA SENDLER, VOCÊ SABE QUEM ERA ELA?

IRENA SENDLE
Nascida em 1910, morre aos 98 anos em 2008.
Irena Sendler foi uma desconhecida durante muitos anos para os poloneses.
Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações.
Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazistas relativamente aos judeus (sendo alemã!)
irena-sendler
Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de serapilheira na parte de trás da sua camioneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da camioneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazistas quando entrava e saia do Gueto.
Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer.
Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças.
Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim.
Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a família. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adotivos.
web_warsawghetto,0
Por fim os nazistas apanharam-na e  foi presa em sua casa em 20 de outubro de 1943, durante o período em que ficou detida no quartel-general de Gestapo, foi torturada pelos nazistas que quebraram seus pés e pernas. Ainda assim, ela não deu informações. Logo depois, foi condenada à morte, mas milagrosamente foi salva quando a conduziam à execução por um oficial alemão que a resistência polonesa conseguiu corromper.
Sendler continuou sua luta clandestina sob uma nova identidade até o final da guerra, trabalhando como supervisora de orfanatos e asilos em seu país.
Nunca se considerou uma heroína. "Continuo com a consciência pesada por ter feito tão pouco", declarou.
sendler5

1 comentário:

Deixe o seu comentário, Obrigada!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Confere mais algumas postagens
Image and video hosting by TinyPic
2leep.com