CLICA OU FICA CURIOSO!
Image and video hosting by TinyPic
2leep.com
CLICA E VISITA O MEU BLOG DE MÚSICA ♬

segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 DE ABRIL


Comemora.se hoje o 37º aniversário do 25 de Abril o dia em que Portugal mudou.
Esta data representa a Liberdade, a Esperança, uma nova vida, a tão sonhada Democracia.

Portugal antes do 25 de Abril:

Se a vida em Portugal tivesse sido gravada numa cassete e tivéssemos que apertar a tecla para voltar para trás, mais ou menos dez anos antes do 25 de Abril, seria assim:

As actividades políticas, artísticas, sociais e sindicais eram controladas por uma polícia chamada polícia política, ou PIDE/DGS

Os cidadãos não tinham direitos plenos, além de haver uma terrível Guerra Colonial, iniciada em 1961, em Angola, Guiné e Moçambique. Territórios que na época pertenciam à Portugal e que queriam ser livres, independentes. Uma coisa que não podemos esquecer é que a Guerra Colonial foi o factor mais decisivo para que a população fizesse a Revolução e derrubasse o antigo regime.

Os portugueses queriam viver na Paz. Outra coisa muito má que existia no antigo regime era a censura, conhecida como "lápis azul", que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão. 

Havia presos políticos, que eram as pessoas que não concordavam com o antigo regime, por isso eram presas. Enfim, eram muitos os aspectos que faziam Portugal estar isolado do mundo.

Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.

Portugal, na época, estava tão pobre que as crianças sem dinheiro só podiam ir à escola até à 4ª classe? Resultado: a taxa de analfabetismo era bem alta (33%, em 1970). 

Hoje é difícil imaginar como era Portugal antes do 25 de Abril de 1974. Mas, se pensarmos que por exemplo:
- As Escolas tinham salas e recreios separados para rapazes e raparigas;
- Muitos livros e discos eram proibidos;
- Nas Rádios existiam listas de música que não se podiam tocar;
- A grande maioria dos rapazes de 18 anos ia à Guerra;


E muitas das coisas que hoje fazem parte do nosso dia-a-dia não tínhamos acesso. Imaginem, o refrigerante mundialmente famoso, Coca-Cola, só voltou a ser consumido em Portugal após da Revolução.

Curiosidade: Sabias que para os militares saberem quando avançar foram lançadas duas "senhas" na rádio? A primeira foi a música "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, a segunda foi "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, que ficaram ligadas para sempre ao 25 de Abril.

Ninguém acreditava ao ver os carros e tanques militares nas ruas de Lisboa. As forças do MFA, lideradas pelo capitão Salgueiro Maia, cercaram o Quartel do Carmo, onde estava do Presidente do Conselho, Marcelo Caetano. Depois de várias negociações, Caetano rendeu-se ao General Spínola e Portugal estava livre do antigo regime. Rapidamente, o golpe de estado militar foi bem recebido pela população portuguesa, que veio para as ruas sem medo. Começava assim, a Revolução dos Cravos, que demonstrou que as Forças Armadas não são somente instrumento de opressão mas também podem ser um instrumento libertador do povo. 

Depois de afastados todos os responsáveis pela ditadura em Portugal, o MFA libertou os presos políticos e acabou com a censura sobre a Imprensa. E assim começou um novo período da nossa História, onde temos liberdade, as crianças todas podem ir à escola e o País juntou-se ao resto da Europa.

Curiosidade: Somente após do 25 de Abril é que as mulheres passaram a ser cidadãs plenas, ou seja, acesso a todas as profissões, votar e ser votadas, ter contas bancárias, possuir passaporte e sair do país sem autorização escrita dos maridos, o que antes da revolução de 1974 era impensável.

 O video que se segue é uma "relíquia" não deixem de assistir






Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, Obrigada!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Confere mais algumas postagens
Image and video hosting by TinyPic
2leep.com